Chocolate

Não posso parar de conhecer pessoas pois com as amizades fico a conhecer-me a mim próprio. Dizem que há um mundo por descobrir dentro de cada um, não é? Pode ser que encontre algo de impressionante se puser a percorrer-me. Será um mundo gigantesco, será minúsculo? Que espécie de gente cá vive? Talvez venha a descobrir uma aldeia perdida numa montanha, com gente afável a habitá-la. Conhecer os seus ritos. Provar o chocolate que produzem. O melhor chocolate de todo o mundo.

Não é fácil pegar nesse chocolate e regressar a casa, não posso propriamente surripiar o chocolate. Poderia, provavelmente, levar as pessoas que conheço até à plantação, orientá-las no caminho. Podiam gostar, até mesmo ficarem encantadas da vida.

Certamente não é o mesmo chocolate que lhes dou a tomar quando nos encontramos. Agradecem gentilmente, fico satisfeito, mas partem depois para outros lugares, onde servem chocolate quente. E fico, com o chocolate frio e cinzento na mão, sem poder dizer-lhes que, amigos, eu já provara um chocolate, numa aldeia perdida numa montanha, que vocês haveriam de adorar.

Talvez, se ficassem um pouco mais tempo, se estivessem dispostos a viajar, também poderiam provar.

Um dia, talvez, venha a conhecer alguém que procura um chocolate em especial e eu a leva até a essa aldeia, e ela diga que é o chocolate que ela procurava havia tanto tempo. E ela venha também a levar-me a uma aldeia que só existe no mundo dela, levar-me a provar o chocolate que lá é plantado com ternura e eu descobrir que é o melhor chocolate que já provara. E eu digo-lhe: é aqui mesmo que pretendo ficar, é a minha casa.

As melhores viagens que duas pessoas podem fazer.

 

nota: texto escrito para a ocasião do aniversário da Eloísa Valdes

Sobre ruialex

escritor curioso e amador
Esta entrada foi publicada em Mini-Conto. ligação permanente.

olá, qualquer palavra é útil, mesmo essa em que está a pensar

